Medicina no ICBAS

A formação em Medicina no ICBAS teve início em 1976, assentando num projecto pedagógico e institucional inovador e diferente da formação tradicional da Medicina. Tal projecto tem evoluído, face aos novos desafios, sendo agora um Mestrado Integrado de acordo com a nova Lei de Bases do Sistema Educativo, destinada a aplicar os princípios enunciados no "Processo de Bolonha".

A nova filosofia curricular promove o contacto clínico precoce dos alunos, com uma abordagem integrada de problemas clínicos desde as fases iniciais do curso. O novo modelo promove a formação de forma ainda mais articulada, seja nas ciências mais básicas, seja nas puramente clínicas. Foi reforçado o espaço programático destinado a uma formação verdadeiramente profissionalizante, aquando do 6ºº e último ano.

O equilíbrio entre ciências exactas, biológicas, sociais e médicas, leccionadas por equipas multidisciplinares, foi e continua a ser um dos objectivos pedagógicos mais inovadores da Medicina no ICBAS.

Acresce que, para bem concretizar o objectivo de formar médicos com uma preparação o mais abrangente possível, o ICBAS e o Centro Hospitalar do Porto (HGSA — que funciona como o hospital nuclear desde 1980) colaboram em conjunto na formação da Medicina. Para além disso, o ICBAS estabeleceu protocolos com diversas instituições de saúde do Grande Porto, tais como, o Instituto Português de Oncologia do Porto, o Hospital de Magalhães Lemos e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, além de diversos Centros de Saúde que recebem estudantes ao abrigo de um protocolo de cooperação com a ARS Norte.

O Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS/CHP oferece o leque de saídas profissionais da área médica que é comum a todos aqueles que obtêm esta formação em Portugal.
Podem candidatar-se a frequentar o Mestrado Integrado em Medicina os estudantes que tenham completado o 12º ano de escolaridade, ou possuam habilitação legalmente equivalente, e tenham realizado as provas nacionais de ingresso anualmente anunciadas

Bernardo Pessoa

O site www.CursodeMedicina.com criado por Bernardo Pessoa para ajudar todos os colegas e futuros médicos